Pluritime – Contabilidade e Gestão

Segunda - Sexta
9h00 - 12h30 | 14h00 - 18h00

Rua Central, nº 29
2495-183 Leiria

Como minimizar os efeitos da inflação nas empresas

A inflação acontece quando a moeda começa a perder o seu valor gradualmente, causando um aumento generalizado dos preços. Claramente que este fenómeno tem um impacto negativo na vida dos consumidores, no entanto, também é possível observar o efeito que tem na gestão e no crescimento de uma empresa: a inflação pode reduzir os investimentos, comprometer o planeamento financeiro a médio e longo prazo e os lucros da empresa.

Neste sentido, é importante perceber quais são os impactos que a inflação pode ter na sua empresa e como pode interferir na “saúde” do seu negócio. Estamos diante de um cenário em que a inflação se encontra bastante alta. Ou seja, diminui o poder de compra dos consumidores e como consequência, um negócio acaba por vender menos e ter custos associados mais elevados.

Como contornar os efeitos da inflação

Novos cenários exigem novas formas de explorar oportunidades de negócio. Ou, pelo menos, exigem formas de contornar períodos menos positivos. Por isso, é fundamental que as empresas se preparem para as oscilações do mercado. Sabe o que deve ter em conta para melhorar a eficiência do seu negócio?

Analisar a situação da empresa: Uma análise rigorosa permite que realize melhores negociações, seja de preços com fornecedores, taxas e financiamentos ou o que mais lhe pesar no orçamento da empresa.

Controlo de despesas: É necessário que controle de forma eficaz os custos fixos e variáveis do seu negócio, percebendo quais são os que estão diretamente ligados à geração de receita. Assim, conseguirá perceber que gastos poderão ser cortados e quais são os que valem a pena manter.

Gestão eficiente do stock: É fundamental que mantenha um bom controlo de stock. Evite exagerar na quantidade de material armazenado. Uma vez que há uma redução do poder de compra e um aumento do preço dos produtos, não convém que tenha gastos avultados em material. Isso apenas vai fazer com que tenha capital parado e a desvalorizar.

Adie investimentos: Não realize investimentos arriscados ou solicite empréstimos que não são urgentes. Os investimentos só devem ser realizados se forem realmente essenciais ao negócio e se tiverem lugar no orçamento estabelecido anteriormente.

Uso de tecnologia: Automatizar processos a partir do uso de novas tecnologias poderá auxiliá-lo a controlar o impacto da inflação na sua empresa. Desta forma, não terá de perder tempo com tarefas repetitivas e burocráticas, podendo focar-se ao máximo na produtividade do seu negócio.

As soluções digitais podem diminuir o impacto da inflação?

A inflação apresenta vários riscos para as empresas. Por isso mesmo, torna-se necessário que estas adotem medidas que compensem os riscos. Quanto mais incidir a inflação, mais ameaças vão existir para as empresas que não acompanharem o processo de inovação digital. Com cada vez mais pressão sobre as margens de lucro, as empresas vão enfrentar decisões difíceis relativas à redução de despesas, aumento dos preços e negociações com fornecedores.

E apesar de as prioridades diferirem de negócio para negócio, é comum em todos quererem ter níveis elevados de produtividade e custos de produção reduzidos. Através da implementação de novas tecnologias, estes dois pontos serão assegurados uma vez que conseguem direcionar a equipa para trabalhos que requerem realmente atenção e que mais contribuem para o aumento da eficiência de uma empresa e ainda têm acesso a análises com dados precisos que vão promover uma tomada de decisão infalível.

Invista agora numa transformação digital na sua empresa. Assegure que continuará a prosperar, mesmo nos períodos de maior incerteza económica. Saiba como fazê-lo falando com a Pluritime.

pt Português
X