Pluritime – Contabilidade e Gestão

Segunda - Sexta
9h00 - 12h30 | 14h00 - 18h00

Rua Central, nº 29
2495-183 Leiria

Em apenas cinco passos, saiba como pode ter a sua tesouraria em dia

O adequado controlo da tesouraria é essencial para a boa gestão de uma empresa. No entanto, ter um controlo permanente das contas da empresa não é uma tarefa fácil. Isto porque nem sempre os movimentos registados no software de gestão e na contabilidade coincidem com a situação real e atual da tesouraria.

Por esse motivo o empresário tem necessidade de, no seu dia a dia, conhecer a posição atual e detalhada das suas contas bancárias, dos movimentos e saldos ao dia e do seu cruzamento com as contas a receber e a pagar e demais responsabilidades. Só assim consegue ter o controlo total da sua tesouraria.

Em apenas cinco passos, saiba como pode ter a sua tesouraria em dia.

  1. Criar todas as suas contas bancárias

O primeiro passo é criar todas as contas bancárias da sua empresa, sejam elas, contas à ordem, contas poupança ou de cartão de crédito.

  1. Registar todos os movimentos diariamente

Se possível, registe todas as transações no preciso momento em que ocorrem, quer sejam pagamentos a fornecedores, recebimentos de clientes, pagamento de salários ou impostos, empréstimos bancários, entre outros. E não se esqueça, identifique sempre a conta bancária utilizada!

  1. Importar todos os extratos

Aceda à sua conta bancária através do serviço de e-banking e exporte os movimentos em formato .XLS ou .CSV. Pode fazê-lo diariamente, semanalmente ou com qualquer outra periodicidade, utilizando os filtros de datas disponibilizados.

  1. Comparar os saldos e os movimentos

Concluída a importação do extrato bancário, é o momento de comparar os movimentos de entradas e saídas na sua conta bancária, por cruzamento com os movimentos no extrato bancário do Banco.

No caso de ainda não ter registado os recibos ou pagamentos, registe os recibos de clientes ou os pagamentos a fornecedores a partir do movimento no extrato bancário.

  1. Corrigir os movimentos incoerentes

Por fim, trate dos movimentos que estão indevidamente lançados ou com erros num só ecrã de trabalho, por cruzamento entre o extrato bancário e o registo, quer esses erros sejam na conta bancária movimentada, na data ou no valor registado.

Como podemos ajudá-lo?

Entre em contato connosco e agende uma reunião. 

pt Português
X